Conviver com o lixo espalhado pelas ruas e praças de Viamão vem se tornando uma triste rotina na vida dos viamonenses. Essa situação é percebida em muitas ruas e praças do município. O lixo acumulado e espalhado pode trazer problemas como entupimento de bueiros, o que pode resultar em enchentes e alagamentos, além de diversos prejuízos ao meio ambiente.
Muitos viamonenses chamam a atenção para os entulhos, o cheiro forte e à proliferação de animais transmissores de doenças, que essa situação pode trazer de prejuízo à coletividade. Algumas pessoas relatam que, em alguns pontos, o lixo fica semanas jogado nas calçadas e locais públicos. Em várias comunidades de Viamão, os resíduos chamam a atenção pelo seu volume. Um ponto fica bem em frente a uma Unidade de Saúde, no Centro de Viamão, atrás da Escola Estadual Setembrina.
Cães transitam pela área e remexem as sacolas plásticas em busca de alimento, enquanto catadores de recicláveis buscam tirar algum sustento dali. Um deles disse que o problema existe há bastante tempo e seriam as próprias pessoas da região que seriam responsáveis pelo acúmulo de lixo.
Os moradores da Rua Medianeira, na Santa Isabel, também se queixam de um lixão em frente às residências. O problema de pontos de acúmulo de lixo parece não ter solução na cidade de Viamão.
]Situação que só será resolvida ou atenuada com a parceria entre a população e a prefeitura. A cobrança da Taxa de Coleta de Lixo já está sendo feita. O Fundo Municipal da Taxa de Coleta de Lixo administrará os recursos que serão destinados aos serviços de coleta, triagem, transporte e destinação final adequada de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais.
Quando a população verá a diferença nesses serviços? O lixo espalhado passa uma sensação de abandono da cidade. Com a palavra, a Prefeitura de Viamão.