Ferramenta inédita lançada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, neste ano eleitoral, o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O Ranking de Eficiência dos Municípios leva em conta indicadores de Saúde, Educação e Saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.276 municípios, do total de 5.570. Além de separar esses municípios em quatro categorias (“Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”), o trabalho traz vários outros indicadores.
Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais e a perda da dinâmica da indústria.
A cidade de Viamão ficou na posição 5.061 em eficiência. A cidade está entre os piores municípios do Brasil nesse aspecto, ou seja, entrega pouco pelo que gasta, mostrando pouca eficiência. Para os viamonenses, essa colocação não causa surpresa, pois vivenciam diariamente dificuldades nas áreas da Saúde, Educação e Saneamento.
As pessoas ficam muitas horas esperando por atendimento de saúde, faltam remédios, chove dentro de unidades de saúde, além da falta de maternidade, onde as viamonenses têm que ir a outras cidades para darem à luz a seus filhos e um pronto atendimento ineficiente onde as pessoas precisam ir a outras cidades da região.
Numa cidade onde a Secretaria de Educação paga centenas de milhares de reais por palmeiras (aliás, qual escola tem uma palmeira?), inicia o ano letivo sem merendeiras, chove dentro de escolas, para um mesmo desfile são marcadas 3 datas diferentes, os professores são desvalorizados, um prédio novo para a secretaria custará R$ 14 milhões, entre outras situações, essa colocação 5.061º não causa estranheza. Em relação ao Saneamento, o que foi feito em Viamão nos últimos anos?
O povo viamonense segue convivendo com a baixa qualidade nos serviços de abastecimento de água, na coleta e tratamento de esgoto, na limpeza urbana, coleta e destinação do lixo, além da drenagem das águas das chuvas. Lembrando que o Lago Tarumã convive com o esgoto.
O atual governo do PSDB tem se caracterizado pelo grande “faz e refaz” em suas obras, o que mostra a pouca eficiência com o dinheiro público que é gasto várias vezes na mesma situação. Tudo isso, numa das cidades mais pobres do RS. Em relação à Saúde, Educação e Saneamento, Viamão está na posição 5.061º de 5.276, ou seja, uma das piores cidades do Brasil em eficiência na aplicação do dinheiro da sua população.
Dados que mostram um novo tempo de pouco cuidado com as pessoas. Para aonde Viamão está andando? Com a palavra, a Prefeitura de Viamão.