Quem anda pela cidade de Viamão está observando, cada vez mais, o lixo espalhado por ruas, praças, calçadas e beiras de sangas. Seja nas mais diversas comunidades ou no Centro, chama a atenção o lixo acumulado no município. Na ERS-040, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, existe um grande ponto de lixo depositado na calçada.
Na Avenida Liberdade na Santa Isabel, as calçadas estão cheias de lixo. Outro local que chama a atenção o acúmulo de lixo é na rua atrás do gabinete do prefeito Nilton Magalhães, onde as lixeiras estão sempre transbordando.
O acúmulo de lixo pode ser um ambiente fértil para bactérias e vírus. Áreas com lixo acumulado podem enfrentar surtos de doenças, como dengue e leptospirose, transmitidas por mosquitos e roedores que se proliferam nestes ambientes. A má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública com a possível transmissão de doenças infecciosas, bem como aos impactos paisagísticos. Para muitos viamonenses, é necessária uma maior atenção por parte do governo municipal no aspecto do recolhimento do lixo na cidade.
O que está acontecendo com o recolhimento de lixo em Viamão? A taxa de lixo serve para quê? Esta é a qualidade do recolhimento contratado pela prefeitura? Os gestores municipais estão satisfeitos com a qualidade do recolhimento de lixo?
Esse é o padrão de qualidade do prefeito Nilton Magalhães e seus secretários municipais? Com a palavra, os responsáveis pelo recolhimento de lixo oferecido ao povo viamonense.