Na última semana, o vereador Fabrício Ollermann apresentou indicação, que sugere a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico em Viamão, com uma equipe multiprofissional de técnicos para verificar toda a situação funcional do paciente infantil, em especial, suporte físico, psicológico e social.
“Os estudos disponíveis apontam elevada prevalência de problemas de acuidade à saúde física, visual, auditiva, dentária e distúrbios nutricionais entre as crianças.
Muitos desses problemas não são diagnosticados por falta da oferta de ações específicas de saúde voltadas para o público infantil”, explicou o vereador. Fabrício também sugere o fomento a projetos e programas específicos de atenção à saúde das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico.
O vereador disse que a maioria dos dispêndios com atendimentos em saúde especializada para pessoas com TEA fica sob a responsabilidade dos municípios.
“A equipe de saúde deve estar preparada para aquele paciente que tem mais dificuldade em explicar o que está sentindo, avaliar uma reação contrária a um medicamento, ser mais paciente no momento do diagnóstico, de forma a acolher a criança para lhe dar uma atenção especializada”, ressaltou Fabrício Ollermann.