Na última semana, o vereador Rodrigo Pox propôs que o município tenha uma unidade móvel adaptada para prestação de serviços de castração de animais domésticos caninos e felinos através do Castramóvel. A sugestão ao Poder Executivo foi elaborada através de projeto de indicação.
Conforme o projeto, o Castramóvel consistirá em unidade itinerante que circulará em Viamão e disponibilizará serviços de castração e esterilização dos animais, além de educação em saúde às famílias mais carentes no que se refere ao trato adequado com os animais.
O projeto Castramóvel também objetiva promover palestras para a sensibilização da população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública. Para a implementação de seus serviços, o Castramóvel deverá adequar-se às normas dos conselhos Estadual e Federal de Medicina Veterinária, de maneira que os profissionais que atuarem na realização das castrações podem ter de responder perante os seus Conselhos no caso de infrações éticas e disciplinares.
O projeto será uma campanha permanente e atuará principalmente nos bairros e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, onde for constatado o maior número de animais domésticos e população de baixa renda. As famílias cadastradas em programas sociais da Prefeitura, como o Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único), terão prioridade de atendimento.
“Queremos desenvolver também um trabalho educacional sobre as necessidades básicas do animal, como alimentação, água e bem-estar. Neste projeto, as pessoas terão esclarecidas as suas principais dúvidas”, ressaltou o vereador Pox. A equipe do Castramóvel também desenvolverá material informativo e outras ferramentas pedagógicas acerca das principais zoonoses, crimes de abandono e maus-tratos.