Para muitos viamonenses que passam pelo Lago Tarumã, o atual governo, sob o comando do prefeito Nilton Magalhães, parece não estar muito preocupado com a questão da acessibilidade dos viamonenses no local, pois as calçadas que foram e estão sendo feitas no entorno do Lago Tarumã não possuem piso tátil. O piso tátil na calçada é essencial para guiar especialmente pessoas com deficiência visual em seus trajetos, principalmente quando estão sozinhas.
Dessa maneira, elas conseguem circular com segurança e autonomia. O piso tátil utilizado nas calçadas serve como um alerta às pessoas sobre diferentes questões acerca do seu entorno, como por exemplo a presença de rampas, bueiros ou árvores.
Atualmente, de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), locais públicos devem ser acessíveis a todas as pessoas, daí a importância de equipar a cidade com recursos que orientem aqueles que possuem algum tipo de dificuldade para ir e vir. A norma também possui exigências específicas sobre como esse piso tátil deve ser aplicado.
A partir de diversos comentários acerca do assunto, na última semana, o vereador Dédo Machado resolveu circular pelo Lago Tarumã para verificar tais comentários. Na oportunidade, o vereador constatou a falta do referido piso, o que considerou uma falha por parte do poder público.
“Em alguns pontos, verificamos que não existem essa importante questão da acessibilidade, bem como estão fazendo novos trechos sem o piso tátil”, comentou Dédo Machado, que salientou, que causa surpresa o fato, pois o atual prefeito Nilton Magalhães é engenheiro civil.
“Quando foi secretário de governo da gestão do ex-prefeito André Pacheco, o prefeito Nilton foi o fiscal da obra de pavimentação da Avenida João Carlos Viali Dias, sendo que naquela avenida foi colocado o piso tátil. Por que não estamos vendo isso no entorno do Lago Tarumã?”, questionou Dédo Machado.