Na noite do dia 8 de junho, na Câmara de Vereadores, aconteceu o 1º Encontro sobre Segurança Pública do SIMVIA de Viamão, tendo como tema principal o papel da Guarda Municipal. A mesa foi composta pelo ex-secretário de Segurança do Estado, Airton Milches, pelo presidente do SINDIGUARDAS/RS (Sindicato das Guardas Municipais/RS), Robson Camargo, pelo advogado do Sindicato de Alvorada (SIMA), Dr. Rodrigo Zimerman, pela presidente do SIMVIA, Maria Darcila Tinoco e pelo advogado do SIMVIA (Sindicato dos Servidores de Viamão), Rodrigo Sebben. Também estiveram presentes, os vereadores Alex Boscaini, Fabrício Ollermann, Fátima Maria, a covereadora Rosangela Silvério e o representante do vereador Rodrigo Pox, Patrick Marques.
Airton Michels trouxe para o debate a questão da valorização dos servidores e a importância de se construir um Programa de Governo Municipal, debatido com os trabalhadores e a sociedade do município, pois já tem legislação abundante para construir uma política para segurança pública na cidade.
Robson Camargo apresentou os avanços nas políticas de segurança de vários municípios e também a necessidade dos trabalhadores serem ouvidos neste processo, destacando as parcerias possíveis existentes para trazer recursos para a segurança da cidade.
O mesmo demostrou que hoje o papel da guarda é de grande relevância nas cidades. O advogado do SIMA de Alvorada, Dr. Rodrigo Zimerman, apresentou a caminhada realizada pela guarda de Alvorada e relatou que os avanços foram construídos através da parceria do Sindicato e dos trabalhadores.
O advogado Rodrigo, do SIMVIA, levantou a questão da fragilidade e das alterações necessárias para a adequação da Legislação Nacional. “Hoje, o município tem déficit, pois deveríamos estar enquadrados na legislação que prevê 200 trabalhadores no quadro de funcionários da guarda, considerando homicídios dolosos entre os anos de 2019 e 2021, pois nosso município, em levantamento de 2021, era um dos mais violentos do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo o repositório Lume da UFRGS possuindo a 4ª maior taxa de homicídios dolosos de todo o Estado”, lembrou Rodrigo.
Os servidores de Alvorada e Viamão, que estiveram presentes, relataram suas experiências na segurança. O servidor Jairo Machado relatou ter 27 anos de Prefeitura e disse ter expectativas com a implantação da Secretaria de Segurança do Município, pois o trabalho tem aumentado, ao longo dos anos, e os trabalhadores precisam de mais estruturas para a execução do trabalho.
A presidente Darcila Tinoco trouxe que o SIMVIA tem uma preocupação com a guarda, que passou o período da pandemia sem poder parar, visto que é considerado serviço emergencial e, muitas vezes, sem a valorização deste trabalhador, sabendo que a formação, os EPIs e também um programa de segurança pública são fundamentais. Ficou acordado com os trabalhadores, que será entregue ao governo municipal um relatório desta atividade, acompanhado da solicitando de criação de uma comissão de servidores da guarda escolhidos pelos mesmos, que acompanhará a implementação da Secretaria, e a mudança na legislação que se faz necessária, já constatada pelos advogados do SIMVIA.
“Esta atividade contou com a presença de mais de 50% do efetivo da Guarda Municipal. Consideramos um sucesso e agradecemos a confiança dos trabalhadores”, finalizou a presidente do SIMVIA.