As calçadas, também chamadas de passeios destinados ao uso público, têm a função de possibilitar que os cidadãos possam ir e vir, principalmente, com segurança. O piso tátil é o piso que serve para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
Para estes pode representar autonomia e segurança. Os viamonenses têm percebido que a prefeitura vem exigindo que as calçadas de moradores e do comércio tenham esse tipo de piso. As calçadas que a prefeitura exige da população devem ter o piso tátil.
É só olhar as calçadas que são feitas nas comunidades e em empreendimentos. O que vem chamando a atenção dos viamonenses é o fato das obras realizadas pela Prefeitura não terem o referido piso. O exemplo que mais chama a atenção são as calçadas no entorno do Lago Tarumã.
Calçadas que além de não possuírem o piso tátil, não possuem rampas para cadeirantes e são muito estreitas. Uma obra atual, num local público que recebe um grande volume de pessoas. Muitos viamonenses questionam se este projeto passou pelas secretarias municipais do Planejamento e Geral de Governo. Outros exemplos também citados por viamonenses são as calçadas em frente a escolas e unidades de saúde.
Os engenheiros e arquitetos da Prefeitura aprovaram ou liberaram tais obras? As calçadas feitas pela prefeitura cumprem a legislação? Quem são os fiscais das obras das calçadas da prefeitura? As empresas que executam as obras têm conhecimento da necessidade do piso tátil?
Outro aspecto é a qualidade das calçadas realizadas pela prefeitura. Antes de receber e pagar as empresas, os fiscais da obra verificam a qualidade? PAVSs desencaixados e pisos desnivelados são comuns de serem encontrados.
Os viamonenses têm verificado uma baixa qualidade nos serviços realizados pela prefeitura. Com a palavra, a Prefeitura de Viamão.