O Sindicato dos Municipários de Viamão reuniu várias entidades parceiras, artistas e músicos locais, para comemorar o Mês do Trabalhador. O evento precisou ser transferido para o último sábado, dia 13 de maio, por causa da chuva no dia 6 de maio.
Aproveitando a tarde de céu limpo e calor, muitas pessoas passaram pela Praça da Santa Isabel, onde teve a Feira de Economia Solidária, brinquedos para crianças, atrações e convidados do SIMVIA. Os deputados Adão Pretto e Luciana Genro, o vereador Alex Boscaini, e os ex-vereadores Guto Lopes e Ridi (também ex-prefeito de Viamão), prestigiaram o ato, que teve também um momento de sensibilização e protesto pelo afastamento da professora Aline.
Aline é professora da Escola Luciana de Abreu, na Vila Augusta, e foi afastada pelo Governo Municipal por ter agradecido a comunidade, por ter falado dos seus 20 anos de trabalho naquela comunidade, e ter agradecido a presença de todos os convidados. O diretor da escola colocou a professora à disposição porque a professora Aline teria quebrado o protocolo. A diretoria do SIMVIA, os artistas e os músicos, que participaram do evento, falaram da situação e do movimento #VoltaAline e #EstamosContigoAline que ganhou força nas redes sociais, nos últimos dias.
“Foi um dia especial. Queremos agradecer todos os artistas e músicos que passaram pelo palco do nosso Ato do Mês do Trabalhador. Luta, trabalho e cultura precisam caminhar unidos. Nosso sindicato seguirá trabalhando pelos servidores, servidoras, pela nossa cultura e combatendo todas as injustiças que praticam contra professores, pessoal da saúde e de todas as áreas do setor público”, disse a presidente Maria Darcila Tinoco. A diretora do SIMVIA, Karla Renné, agradeceu a participação de todos no ato.
“Fazia tempo que não víamos a Praça da Santa Isabel reunindo artistas. Logo aqui que sempre foi palco de cultura, espaço para que nossos artistas pudessem mostrar o seu trabalho. Hoje, também foi um dia de falar das lutas da nossa classe, da professora Aline que está sofrendo por ser mais uma vítima de perseguição”, lamentou Karla Renné.
O SIMVIA seguirá mobilizado para prestar toda ajuda à professora. A mãe de Aline foi convidada a subir ao palco para falar sobre a situação da filha. Ainda que muito triste, a mãe da professora desejou um Feliz Dia das Mães a todas as mães viamonenses e disse que tem muita esperança que tudo seja resolvido.