No dia 23 de março, o Sindicato dos Municipários de Viamão entregou um documento aos vereadores de Viamão e no gabinete do prefeito Nilton Magalhães, apresentando a proposta para o reajuste salarial e reajuste do vale-alimentação para o funcionalismo, e também o piso para os professores da rede.
No documento, entregue pela presidente Maria Darcila Tinoco, o SIMVIA quer a garantia do reajuste mínimo de 10% (mantendo os gastos com pessoal dentro do limite de alerta da LRF) e o reajuste no vale-alimentação de R$ 200,00.
“Nosso pedido tem base na Prestação de Contas da Prefeitura – 3° Quadrimestre, e por isso estamos aqui tratando do reajuste do funcionalismo”, disse Darcila Tinoco.
O sindicato considera que o aumento da arrecadação do município também é decorrente do trabalho e empenho dos próprios servidores municipais, que devem ser, da mesma forma, reconhecidos e valorizados pelo cumprimento de suas funções. O estudo do IGP-M acumulado de Janeiro a dezembro de 2022, que representa 46,54% em relação a Receita Corrente Líquida dos últimos meses.
Ou seja não está nem perto do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal que é 54% podendo chegar ao limite prudencial de 57%. Professores – No documento, o sindicato também cobra a garantia do piso dos professores de 14,95%.
“Queremos agradecer a atenção dos vereadores pelo recebimento deste documento e dizer que vamos seguir trabalhando pelo funcionalismo, pelos viamonenses e pela nossa cidade”, pontuou a presidente do SIMVIA.