Em 2018, o Município de Viamão assumiu o compromisso de mudar a realidade da aprendizagem, implantando o sistema estruturado de ensino que tem foco total na aprendizagem dos alunos e gestão baseada em monitoramento de indicadores que permitem correções de processos garantindo melhor desempenho dos alunos. Os principais resultados do 1º bimestre são:
• Na avaliação de leitura, os estudantes do 1º ano, em dois meses, obtiveram um índice semelhante aos constatado em agosto de 2018. De cada 100 alunos, 27 já estão alfabetizados;
• Em dezembro de 2018, 64% dos alunos tinham compreensão de matemática. No primeiro bimestre de 2019 este indicador já está em 63%;
• Na disciplina de ciências, 89% dos alunos estão cumprindo os requisitos mínimos de aprendizagem;
• Houve uma melhora de frequência escolar, com redução de 10% no número de faltas.
O prefeito André Pacheco destacou que, numa administração, a educação se destaca das demais pastas por ter o poder de transformar a sociedade. “Como gestor, elegi a educação como prioridade e, neste sentido, tenho certeza de que este processo, de acompanhar os resultados e o desempenho de cada criança, permite que façamos correções no percurso para garantir ensino de qualidade para nossos alunos. A gestão pública se qualifica quando é norteada por evidências”, explicou André Pacheco. Dentre os indicadores apresentados, destaca-se a frequência escolar, pois a presença do aluno em sala de aula está intimamente ligada ao aprendizado. A gestora do Projeto Acorde, co-financiadora do projeto, Márcia Leal, aponta que Viamão está dando exemplo com um sistema de ensino que tem conteúdo, plano de trabalho, grade de progresso e indicadores que podem ser reavaliados a qualquer tempo. “Fazer a gestão do ensino e aprendizagem nos dá segurança para avançarmos no tempo certo de cada aluno, para que todos cheguem juntos no final do processo”, falou Marcia Leal. O secretário de Educação Carlos Bennech apontou que diante dos resultados iniciais, algumas medidas de correção serão implantadas: oferta de dois professores para facilitar a didática nas escolas às turmas de 3º e 4º anos; suporte às escolas que possuem problemas com frequência escolar; e, reorganização do cronograma para recuperação de alunos que estão com dificuldade de acompanhamento das lições. “Estamos caminhando na direção certa. Ao aprenderem a ler e a escrever as crianças ganham autonomia e se desenvolvem. Hoje, Viamão já faz a diferença em relação ao ensino público comparado ao resto do Brasil”, enalteceu Carlos Bennech.
Em 2019, mais de 15 mil alunos estão sendo beneficiados pela metodologia de Ensino Estruturado. “O que a gestão municipal pretende com esta estratégia é potencializar o desenvolvimento das crianças e fortalecer as escolas públicas como espaço de formação de qualidade. Por essa razão, esta metodologia, com base em indicadores, se apresenta como uma estratégia capaz de mudar os dados, qualificar a educação centrada na criança e evitar que os alunos cheguem ao 3º ano sem estarem alfabetizados”, finalizou o prefeito.