No final do mês de março, o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, esteve em Brasília, onde participou de agendas com outros presidentes e membros de cooperativas gaúchas, paulistas, cariocas, catarinenses e sul-mato-grossenses, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, e no Palácio do Planalto.
Estiveram presentes, o presidente da Fecoergs, Erineo Hennemann e o assessor Luiz Fernando Volpato, o superintendente da Fecoergs e Infracoop, José Zordan, o presidente da Fecoerms, Jorge Luis Barbosa, presidente da Fecoeresp, Danilo Pasin, presidente da Fecoerusc, Edson Cunha, presidente da Fecoerj, Helon Marins e a gerente-geral do Sistema OCB, Fabiola Motta.
As reuniões trataram da compra de energia no mercado livre como oportunidade, estrutura tarifária das coops, projetos de lei que tratam de mais subvenção para as permissionárias e sobre serviços de telecomunicações das cooperativas, além de assuntos com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia.
“Foi uma agenda estruturante de médio prazo, com metas claras, sempre de olho nas necessidades dos cooperados e das cooperativas. Esse é o nosso grande desejo”, disse o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira.
As expectativas, ainda segundo o presidente, é o trabalho e a união de todos em prol do mesmo objetivo que é um cooperativismo forte, no Rio Grande do Sul, nos outros Estado e no país. Na reunião realizada na sede da OCB, estiveram presentes, a gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras, Clara Pedroso Maffia, o coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, Marco Oliveira, e os assessores Thayná Pereira e Gabriel Trivelino.
A comitiva das cooperativas também esteve em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.