Entra ano, sai ano e sempre a mesma coisa. Com o verão fortíssimo que está nos judiando e com alguns chuviscos que tem ocorrido, as plantas tipo grama e inço crescem rapidamente.
E assim as ruas e passeios públicos (as populares calçadas) recebem uma quantidade enorme de inço misturado com grama e acabam virando um grande matagal.
A Prefeitura não tem nenhuma política para nos livrar desse mal? Às vezes, dá a impressão de preguiça e um descaso com os moradores da cidade.
Todos nós sabemos (quem mora em Viamão) que quando chega o verão duas coisas acontecerão: vai faltar água (ou água com um gosto horrível) e o mato invadindo a cidade. Será que é tão difícil mobilizar operários para realizar a capina e recolher a sujeira?
Por outro lado, moradores que tem mato na frente de suas residências também não são capazes de realizar a limpeza. É tão simples, mas esperam pela “dona” Prefeitura. É a famosa dobradinha: “um espera pelo outro e outro espera pelo um”.
E assim não acontece nenhuma solução. Se você der uma volta nas cidades próximas verá que Viamão é a mais suja e isso não é de agora.
Várias administrações da cidade cometeram esse mesmo descaso. Outro aspecto negativo é a falta de pavimentação nas calçadas. Também não existe uma boa vontade em disciplinar a construção de calçadas, deixando que cada morador construa (quando constrói) ao bel prazer. Usam todo tipo de pavimento, lajotas escorregadias, pisos inapropriados etc…
Quando da construção de uma calçada tem que se observar vários quesitos tipo o tamanho do piso, a textura (não pode ser lisa) e, principalmente, orientar o construtor para dar o devido desnível da mesma e não construir degraus.
As normas existem, porém, a Prefeitura não fiscaliza e assim sendo as calçadas encontram-se do jeito que estão. E assim vai… do jeito que dá ….. e viva o descaso dos administradores municipais. Pobre Viamão! Pobre de nós. Foto e texto Aquiles Samber.