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Fazendo um paralelo entre a escalada do Coronavírus e do marketing de uma empresa, temos os seguintes: de acordo com o Gráfico de “Maslow” – de 90 graus, vemos que o Coronavírus iniciou com zero na China com escala ascendente e propagou-se por todo o mundo. Neste gráfico vemos que, enquanto o Coronavírus sobe até chegar no pico, as empresas que estavam no pico desceram quase a zero, senão fossem certas aberturas governamentais, que todo mundo sabe (TV, Rádio etc.). Usarei os livros de Al Ries e Jack Trout (Marketing de Guerra) e Jürgen Klaric (Guru de Neuromarketing e especialista #1 em neuroinovação). Os exemplos que citarei são também baseados nos meus 50 anos de Marketing. Se diretores de empresas e chefes governamentais prevenirem-se, conseguiremos sair da crise.

CASO KODAK: A Kodak foi a maior empresa de fotografia, mas não evoluiu (Erro de Marketing). Deixando a Samsung e a Sony entrar no mercado digital;

CASO AMERICAN AIRLINES: Esta empresa, para reduzir custos, cortou comida, cobertores, bebidas, etc., deixando a Jetblue entrar, colocando, além de tudo, televisão;

CASO MALBORO: A Marlboro vendeu cigarros nas Américas durante anos com a propaganda na TV do Cowboy, montado num cavalo fumando e dizendo “esta é a terra de Marlboro”. Resolveu gastar 10 bilhões de dólares na mesma propaganda do vaqueiro na China (Erro de marketing). O povo chinês é fechado. Não segurou o vaqueiro fumando. A Marlboro tinha que ter colocado um guerreiro chinês fumando Marlboro. Não teria falido na China;

CASO MITSUBISHI: Iniciou fabricando televisores e vídeos. Aí resolveu investir milhões de dólares em automóveis, elevadores, barcos e o fracasso dos seus vasos sanitários (faliu);

CASO REDE SOCIAIS: O Myspace era fidelizado por todos, mas chegou o Facebook, com uma proposta mais antropológica. Hoje, nós todos temos o Facebook. Onde está o Myspace?;

CASO IBM: A IBM errou na colocação do logotipo, colocando o logo para o operador, quando o certo seria o logo para o cliente (ele é quem paga). Deixou a Apple entrar no mercado até hoje. Devemos ter (A Arte ad Prudência- Baltasar Gracián) e (Plano de Marketing – John Westwood); 

Marcas zumbis e defuntas: Blockbuster, Mercury, Volvo, Panasonic, Atari, Olympia, Parker Pens, Readers Digest, Revista Playboy, Polaroid, Pepsi, Virgin Cola, Dinners Club, Faber Castel. 

Aceito Sugestões: ramirokn@gmail.com

Ramiro Kersting