Marco Borrega avalia situação do rebanho ovino em Viamão

Marco Borrega avalia situação do rebanho ovino em Viamão

Destaques

Atualmente, o rebanho ovino de Viamão conta com aproximadamente 12 mil cabeças, divididas entre animais de exposição, de alta genética e padrão racial, com aptidão para corte e lã naturalmente colorida, além daqueles destinados à subsistência e ao comércio de lã.

No município, os ovinos estão livres de doenças como sarna e piolheira, o que destaca a eficácia das atividades realizadas pela Inspetoria Veterinária de Viamão. O trabalho é focado principalmente em educação sanitária e vigilância ativa, e faz parte do Programa Estadual de Sanidade Ovina (PROESO).

O programa tem como objetivo controlar, erradicar e prevenir doenças que possam comprometer o rebanho ovino em território gaúcho, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos ovinos no mercado.

“Como o tratamento de sarna e piolheira não é mais obrigatório, as atividades de educação sanitária e vigilância ativa realizadas pelo PROESO são fundamentais. Com o apoio contínuo do Serviço Veterinário Oficial, o programa busca não apenas manter, mas também melhorar a qualidade da ovinocultura no Rio Grande do Sul”, explicou Marco Antonio Borrega.