Local histórico está abandonado na Lomba da Tarumã

Local histórico está abandonado na Lomba da Tarumã

Destaques

A comunidade da Lomba da Tarumã lamenta o abandono que a região está vivendo. As praças estão com o mato tomando conta e sujas, além de diversos pontos de lixo na região.

Para o líder comunitário Rui da Rosa Sabará, as Trincheiras da Epopeia Farroupilha de 1835 é um exemplo de abandono em que a comunidade está sofrendo há mais de uma década.

“A última melhoria executada foi a construção da praça infantil na gestão do ex-prefeito Alex Boscaini. Hoje, encontramos a praça em situação de abandono e com os brinquedos quebrados”, disse o líder comunitário.

Moradores relatam que de nada adianta solicitarem melhorias, pois a prefeitura nada faz em relação ao assunto.

“A comunidade tem muitas crianças e estas necessitam de um local limpo para brincarem. Elas não conseguem brincar na praça, pois os brinquedos estão quebrados e o mato e o lixo tomam conta da local”, relatou um morador.

As praças e parques são fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade, pois permitem inter-relações entre as pessoas, consequentemente entre moradores e visitantes.

Adonis dos Santos em seu livro “História de Viamão” assim descreve o local: “Falar sobre nosso Viamão e de sua gloriosa história inesquecíveis tradições, não seria possível sem que focalizássemos esse pedaço integrante do solo viamonense, que é a Lomba da Tarumã, ali onde ainda aparecem de forma evidente, os acentuados vestígios das trincheiras da Epopeia Farrapa de 1835, e onde ainda repousam muitos de nossos heróis, dentre os quais o bravo compatriota Luiz Rosseti.

Inegavelmente a Tarumã foi teatro não só das memoráveis pugnas dos centauros de 35, como também ali várias cenas se desenrolaram nas revoluções republicanas de 1893 e 1923.

Daí porque a Lomba da Tarumã constitui para todos os viamonenses, uma verdadeira relíquia do passado e, porque não dizer, das nossas mais caras tradições históricas…”

Segundo Sabará, as praças proporcionam momentos de interação e bem estar no convívio entre as pessoas, além de serem importantes espaços de recreação e lazer para as crianças.

“Temos um belo espaço aqui. Um espaço histórico da nossa cidade, que precisa de mais atenção por parte da prefeitura. A Lomba da Tarumã merece isso e não esse abandono que estamos vendo atualmente”, finalizou o líder comunitário.