CAMERAS-instalacao

Instalação de câmeras nas escolas municipais e nas UBSs

Destaques

No dia 30 de novembro foi aprovado projeto de lei, de autoria do vereador Rodrigo Pox, que torna obrigatória a instalação de câmeras de segurança e monitoramento nas escolas públicas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde e suas respectivas cercanias.

“Queremos garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e demais servidores das escolas públicas municipais, assim como dos servidores e usuários do sistema de saúde de nossa cidade”, explicou Rodrigo Pox. De acordo com a proposição, a instalação dos equipamentos considerará proporcionalmente o número de alunos, usuários e funcionários, assim como as suas características territoriais e dimensões, devendo possuir, no mínimo, duas câmeras de segurança, que registrem de forma permanente as suas áreas de acesso e principais instalações internas, respeitando as normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

“As câmeras de monitoramento operam primeiramente em uma instância preventiva, na qual se espera que as infrações sejam evitadas devido ao receio de identificação da prática criminosa. A instância repressiva acontece quando o monitoramento é acompanhado em tempo real, o que permite a intervenção imediata. Ainda, as imagens gravadas são provas do delito cometido e podem ser utilizadas no inquérito, quando for o caso”, ressaltou Rodrigo Pox.