Grupo Guitarra Alma e Garganta fará abertura oficial do Rodeio da ETA

Grupo Guitarra Alma e Garganta fará abertura oficial do Rodeio da ETA

Destaques

No dia 13 de abril, o Grupo Guitarra Alma e Garganta fará a abertura oficial do Rodeio Estadual da ETA em Viamão. O grupo tocará o Hino Riograndense para a interpretação do ator global Ignácio Luz e mais algumas obras para o deleite do público viamonense.

Grupo Guitarra Alma e Garganta – O grupo teve origem em 2011 na cidade de Viamão. Leandro Martins, Júnior Saldanha e Nino Saldanha compõem a atual formação. Num primeiro momento, o grupo visava o resgate das músicas mais antigas dos festivais nativistas do RS.

Os encontros do grupo resultaram inúmeras obras inéditas que circulam pelos festivais nativistas até hoje. O grupo representa Viamão por todo RS e arredores, sempre com a preocupação de mostrar ao público um trabalho de cordas a violões e contrabaixo, acrescentando gaita conforme a necessidade do evento. O grupo busca transmitir sempre com muita sensibilidade a “alma” da música nativista.

Em 2018, o Grupo Guitarra Alma e Garganta lançou o primeiro CD “Sem Tirar o Pé do Estribo”, em seguida o clipe “O que serei”, e depois o clipe “Último Abraço”, composição de Nino Saldanha com Leandro Martins. Após veio o clipe “Das Lições Que o Campo Ensina”, composição de Leandro Martins em parceria com Thomas Marques e Silvério Motta. Em 2022, o single “Un Chamamé” que contou com a voz do cantor Joca Martins. O Guitarra Alma e Garganta vem colecionando troféus e consagrações por onde passa e, principalmente, conquistando o carinho de simpatizantes com suas obras.

O Jornal Opinião perguntou a Nino Saldanha qual a sensação de tocar dia 13 de abril no Rodeio Estadual da ETA, em Viamão, cidade que se originou o grupo? O violonista disse que o grupo toca por festivais nativistas por todo o estado, que vendem shows a outras prefeituras, pois é muito confortante fazer amigos por onde passam, mas nada se assemelha poder cantar para sua gente, pois tem um carinho muito especial a terra que os acolheu e onde se aquerenciaram há muitos anos.

“Ter o carinho de gente da gente é algo muito bom. Por anos tocávamos pelo Rio Grande a fora, mas não em Viamão. Com o lançamento do CD “Sem Tirar o Pé do Estribo”, em 2018, demos uma entrevista ao programa Viva + Feliz com Alê Fraga e os viamonenses nos abraçaram.

De lá para cá, tocamos no Festival Canto Campeiro no Rodeio da ETA, no Festival ETA em Canto, no Festival Trincheiras do Canto Xucro na Coopernorte Viamão, representamos a Coopernorte Viamão no Festival O Rio Grande canta o Cooperativismo, em Santo Antônio da Patrulha e em todos esses eventos fomos premiados com destaque, o que nos deixa muito felizes, porque aqui fizemos nossas vidas e nos orgulhamos de dizer que somos viamonenses.

O Rodeio Estadual da ETA sempre foi um grande evento, destaque dentro do RS e vem se aprimorando cada vez mais. Esta administração que aí está trouxe muitas inovações e prestígio aos filhos desta terra. O ano passado na quadragésima edição já fomos contratados para um dos shows e este ano na quadragésima primeira edição ficamos lisonjeados pelo convite para fazermos as músicas na cerimônia da abertura oficial do evento.

Também muito felizes porque vamos tocar o Hino Riograndense para interpretação do ator global Ignácio Luz que já confirmou que fará uma pontinha conosco no show cantando em dueto com o pai dele, o querido Marcelo Montano que em outras feitas já cantou conosco nos palcos deste Rio Grande”, relatou Nino Saldanha.