No dia 10 de novembro, por iniciativa dos presidentes Darcila Tinoco, do Sindicato do Municipários, e Paulo Ferreira, do Sindicato dos Comerciários, foi realizada uma homenagem aos saudosos Martim Martins e José Geraldo da Silva. A homenagem proposta pelo Fórum Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Viamão fez parte de uma série de atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra – Quilombos Urbanos e Suas Histórias.
Os presidentes ressaltaram que essa homenagem é importante, pois novembro é dedicado à consciência pela luta dos direitos do povo negro e ambas as lideranças foram pioneiras na luta pelo povo negro, assim como pela luta dos direitos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, onde foram fundadores da Associação dos Trabalhadores, Aposentados, Pensionista e Idosos de Viamão há 37 anos.
Na oportunidade, os presentes ressaltaram que ambos acreditavam que o futuro de todos devia ser mais justo e igualitário. A atividade aconteceu na sede da Intersindical de Viamão, local fundado pelos homenageados, e contou com a participação de membros do Simvia, do Sindicomerciários Viamão, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e da Atapiv, além de familiares de Martim Martins, que vieram de Pelotas para o ato. Paulo Ferreira lamentou a ausência de ambas as lideranças.
“Infelizmente, eles não estão mais aqui. Que repousem na casa de Deus, mas o legado deles aqui na terra para sempre será lembrado. Meus amigos Martim Martins e José Geraldo da Silva, com vocês eu aprendi muito e me sinto honrado de um dia ter lutado, junto dos dois, por causas tão importantes para os trabalhadores, aposentados e, em especial, ao movimento negro”, enalteceu o presidente do Sindicomerciário.
A presidente do Simvia e do Fórum de Promoção de Igualdade Racial de Viamão, Darcila Tinoco, enalteceu o trabalho de Martim e de José Geraldo e suas ações em prol das comunidades, onde deixaram um exemplo e legado de muito trabalho.