O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana e Infraestrutura Viária de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja (PT), reuniu no início da última semana, o prefeito municipal André Pacheco, o secretário Municipal de Gestão, Dédo Machado, e o deputado federal, Elvino Bohn Gass (PT/RS), único parlamentar gaúcho titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, para formação de uma mobilização das lideranças políticas locais e regionais para buscar recursos nas emendas de Bancada Gaúcha do Congresso Nacional e junto aos Ministérios do Governo Federal, para a duplicação e qualificação da Estrada Caminho do Meio, como é conhecido o trecho que começa no fim da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, na ponte Arrio Feijó da Cecília, perto da divisa com Alvorada, e segue até a Estação da CEEE, na Parada 54 de Viamão. A reunião tratou ainda do apoio e articulação para conquista de financiamento para custear o serviço de drenagem e pavimentação asfáltica PAVS em, pelo menos, 97 ruas das vilas e bairros populares de Viamão. Após a reunião, imediatamente foi articulado agendas e a ida à Brasília, ocorrida na última semana, como marco de início dessa força tarefa em defesa da mobilidade urbana de Viamão.
Projeto de duplicação da Estrada Caminho do Meio/Protásio Alves
O projeto de duplicação do Caminho do Meio prevê uma extensão de obras de 9,5km, vias com duas faixas de cada lado, calçadas e refúgios para os ônibus pegarem passageiros nas paradas, passeios públicos, ciclovia e, corredor de ônibus, se possível. A Estrada Caminho do Meio, além de servir como rota alternativa da ERS 040, define-se como via coletora pelo grande número de usuários nas horas de pico. Por dia, circulam cerca de 7,5 mil veículos, no sentido Viamão/Porto Alegre e 7 mil, no sentido Porto Alegre/Viamão.
Bairros contemplados com a Duplicação do Caminho do Meio:
Porto Alegre: Vila Safira, Protásio Alves, Mário Quintana, Rubem Berta, Verdes Campos e diversos loteamentos/condomínios;
Viamão: Parque Índio Jari, Monte Alegre, Novo Horizonte, Jardim do Castelo e loteamentos/condomínios diversos;
Alvorada: Loteamento Algarve, Porto Verde, Loteamento Nossa senhora Aparecida, Vila Torotama, Stella Maris e loteamentos/condomínios diversos.