O ex-secretário de Planejamento e Administração de Viamão, Orlando Gomes, esteve na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, representando a TI da Secretaria de Saúde da Capital. Como gerente do projeto, Orlando esteve apresentando ao vereador Jessé Sangalli o modelo dos equipamentos, que serão usados nos totens de análise e desempenho das Unidades de Saúde da Capital.
Em 3 de março de 2022 foi sancionada a Lei Municipal 13.020, de origem do vereador Jessé Sangalli, que determina a instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet para realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede de saúde que atendam parcial ou integralmente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Porto Alegre.
“O projeto tem como objetivo implantar, até o fim de 2022, uma solução de avaliação na satisfação de usuários em estabelecimentos de saúde de Porto Alegre que atendam parcial ou integralmente o Sistema Único de Saúde (SUS). Os benefícios do projeto são o cumprimento de legislação, dados para subsidiar melhorias na redução de protocolos na ouvidoria e mensuração da opinião dos usuários do SUS”, explicou Orlando Gomes.
Os principais objetivos e requisitos desses equipamentos: – Os dados devem ser inseridos pelo usuário do SUS, através de dispositivo eletrônico; A pesquisa de satisfação deverá estar integrada ao App 156+POA, porém, sem identificação do usuário; Permitir parametrizar perguntas:
Nível de satisfação com a equipe de acolhimento em uma escala de nota 1 (péssimo) a 10 (ótimo);
Nível de satisfação com o profissional em uma escala de nota 1 (péssimo) a 10 (ótimo);
Nível de satisfação do paciente com a Unidade de Saúde, de forma geral, em uma escala de nota 1 (péssimo) a 10 (ótimo);
Permitir coletar e compilar resposta; Possua módulo de monitoramento e gestão, preferencialmente web;
Possua características de conectividade sem fio;
Possua características de acessibilidade para PcD. O orçamento total estimado é de R$ 643.000,00 (seiscentos e quarenta e três mil reais), montante já destinado através de emenda impositiva do vereador Jessé Sangalli. Compõe este recurso o desenvolvimento de solução para a pesquisa de satisfação bem como os equipamentos eletrônicos adquiridos ou contratados. Parte do recurso da emenda destina-se a aquisição de material permanente.