A promotora de crédito PL30, sediada em Viamão desde 2015, é a maior especialista do Rio Grande do Sul na concessão de crédito consignado para servidores municipais.
A empresa, que opera em parceria com instituições financeiras também focadas nessa categoria de servidores, cada vez mais vai se tornando referência na Região Sul do país, somando mais de vinte municípios e institutos de previdência conveniados no RS e em SC.
Os órgãos públicos que mais recentemente firmaram convênios, intermediados pela PL30, para concessão de crédito consignado aos seus servidores foram os municípios de Pelotas, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Estrela e Sapucaia do Sul, além do CriciumaPrev, instituto de previdência dos servidores municipais de Criciúma, município de Santa Catarina.
A PL30, que é viamonense, tem sua diretoria formada por membros de uma família também viamonense: o André, a Heloisa e a filha deles, a Vanessa. Eles são os sócios e principais responsáveis pela estratégia que vem dando certo e vai levando crédito consignado de qualidade para servidores municipais de vários recantos do Sul do Brasil.
No dia 25 deste mês, o Jornal Opinião esteve na PL30 e, durante uma descontraída conversa com os diretores, escutou do André um breve relato sobre a forma que a empresa enxerga o mercado de crédito consignado e os servidores municipais:
“Há anos atrás crédito consignado se resumia apenas a empréstimos. Atualmente, nosso portfólio de produtos de crédito consignado que disponibilizamos aos servidores municipais inclui, também, cartão de crédito, cartão de antecipação salarial, CDC e, mais recentemente, financiamento imobiliário.
Para atender os servidores que têm estabilidade não consultamos SPC e SERASA, mas também atendemos os temporários e os CCs.
Em nenhuma hipótese cobramos qualquer valor para realizar o atendimento ou condicionamos a aprovação do crédito à abertura de conta corrente ou aquisição de outro produto, a não ser no crédito imobiliário, onde existe a obrigatoriedade da contratação de um seguro prestamista.
Nenhuma outra empresa no RS tem condições semelhantes. Iniciamos com o Município de Viamão em 2013 e, de lá para cá, os prefeitos que entenderam nosso projeto e pensaram no bem estar dos servidores firmaram convênio com as instituições financeiras das quais somos correspondentes”.