O Grupo Viamão anunciou a entrega de 24 ônibus novos para a comunidade viamonense. Todos os ônibus adquiridos em 2023 são do tipo de serviço convencional (comum). Cada coletivo custa mais de R$ 700 mil e possui a tecnologia de ponta BlueTec 6. No dia 6 de setembro foram apresentados 17 coletivos que já começarão operar imediatamente.
Neste momento foram entregues 5 ônibus urbanos municipais e 12 ônibus metropolitanos, modelo Mercedes-Benz OF 1721 Euro 6 e Carroceria Mascarello. A Empresa Viamão já adquiriu e está aguardando a entrega de mais 7 coletivos até o final do ano.
Na nova remessa serão entregues outros 2 ônibus para o serviço Municipal, que irão operar na Bacia Rural através da Empresa Vialeste, e mais 5 ônibus metropolitanos. Participaram do evento de apresentação dos novos ônibus, o diretor da Empresa Viamão, Sr. Leonel David Bortoncello, representantes do Governo do Estado, como o secretário adjunto da SEDUR, Jairo Duarte, e o Chefe da Seção da DTM METROPLAN, Danilo Landó. Também estiveram presentes ao ato, o prefeito Nilton Magalhães e outras autoridades.
Segundo o diretor da Empresa Viamão, com mais essa renovação a Empresa Viamão permanecerá tendo a frota mais nova da Região Metropolitana. “O investimento é importante, pois apesar de ainda estarmos sentindo os fortes impactos da pandemia sobre o serviço de transporte público, é fundamental mantermos a qualidade do serviço”, salientou Leonel Bortoncello. Sobre a evolução tecnológica dos veículos, a Empresa Viamão destaca que a tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões.
Os motores Euro 6 da Mercedes-Benz estão aptos para uso do Biodiesel até 15%, adicionado ao Diesel S10, como para outros biocombustíveis alternativos, reduzindo drasticamente a emissão de partículas de carbono durante a operação do veículo. Desde o início do mês de setembro, os motoristas e mecânicos da Empresa Viamão vêm recebendo treinamento técnico sobre o novo Chassi Mercedes-Benz Euro 6.
“São muitas tecnologias inovadoras, que abrangem a redução de emissões, o aprimoramento nos freios, melhorias na caixa de câmbio e vários itens de segurança para condução mais segura”, afirmou o palestrante e Mestre da Mercedes-Benz, Waldomiro Zambiassi.
Segundo o gerente de Manutenção da Empresa Viamão, Marcelo Lessa, “isso exige requalificação dos mecânicos e orientação aos motoristas que irão operar essas máquinas no dia-a-dia”.