No dia 26 de março, a ACIVI deu o “start” no projeto Miniempresa da Junior Achievement, juntamente com o Colégio Stella Maris. Uma jornada que seguirá até o final de junho. Nesta etapa, o projeto irá impactar 60 adolescentes.
No projeto Miniempresa, os estudantes criam sua própria empresa do zero. São apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas.
A equipe que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
Para quem já teve a oportunidade de ser voluntário como “Adviser”, sabe o quanto é desafiador, mas acima de tudo prazeroso, participar desta etapa de formação dos estudantes, que terão a oportunidade de relacionar seus estudos com a experiência de gerir uma empresa em miniatura.
As principais competências desenvolvidas são: Pensamento científico, crítico e criativo; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania. Os voluntários Rodrigo Herculano (Presidente da ACIVI), Janaína Völtz (Diretora de Marketing da ACIVI), Johnathas Beccon (Designer e sócio no Bevoltz – Estúdio de Design) e os professores do Colégio Stella Maris, Catiúcia Ferreira, Elson Pacheco, Leila Fritz, Tati Wollmann e Vinícius Titto, doarão 3 horas semanais durante 13 semanas, em prol desse projeto, que cumpre um papel muito especial: o de incentivar jovens no caminho do empreendedorismo.
A ACIVI agradece à diretora Michele Severo, por sua celeridade e engajamento com o projeto, possibilitando levar esta oportunidade aos alunos. A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo.
Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens da América Latina.
Pelo trabalho que desempenha, em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo pela Thedotgood e indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos.
“O projeto Miniempresa da Junior Achievement tem uma essência mágica. Para a ACIVI, ter a oportunidade de participar, fomentar e realizar em conjunto, especialmente com o Colégio Stella Maris, sem dúvida aproxima muito nossa entidade de um de seus principais propósitos, que é o de, institucionalmente, promover o desenvolvimento econômico, e que neste caso, inicia a preparação dos nossos empreendedores do futuro. Sem dúvida, se trata de um lindo projeto”, afirmou o presidente Rodrigo Herculano.