A intercooperacão entre o Grupo Coopernorte e a Coopater – Cooperativa de Trabalhadores Educacionais, Serviços Técnicos e Extensão Rural, vai promover oportunidade de formação e capacitação a jovens, por meio do programa Aprendiz Cooperativo.
O programa é uma alternativa de primeiro emprego, permitindo que os participantes adquiram uma profissão enquanto se familiarizam com o cooperativismo. Essa cultura é fundamentada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.
A intercooperação foi assinada no mês de dezembro, pelo presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, e Regina Teixeira, presidente da Coopater, durante reunião em Águas Claras, com a presença do gerente da Coopernorte, Clódis Rocha e da encarregada de TI, Angelita Neves.
Inicialmente, de acordo com a presidente da Coopater, Regina Teixeira, sete jovens estarão na primeira turma que participará do programa dentro do Grupo Coopernorte. A turma formada por jovens terá início em março de 2024, com uma duração total de 24 meses.
Durante esse período, eles realizarão aulas teóricas e práticas dentro da Coopernorte, em turno inverso ao ensino regular, seguindo uma metodologia de alternância.
A iniciativa de oferecer um curso voltado ao cooperativismo vai além da formação técnica profissional. O programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades, demonstrando o compromisso das cooperativas com o progresso sustentável.
O presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, aposta na parceria e reforça o compromisso do setor cooperativista com a educação, formação e desenvolvimento para jovens estudantes.
“Com certeza todas as partes envolvidas saem vitoriosas neste processo. De um lado teremos jovens iniciando no mercado de trabalho e do outro, a Cooperativa ganhando com reforço no time”, ressaltou Jairton Vieira.