O Dia do Cooperativismo – Dia C deste ano foi marcado pela união das cooperativas de Viamão – Grupo Coopernorte, Sicredi, Cresol, Coovir, Cootsergs, Cooptma, Coopater e Cooperja – em benefício do serviço de socorro da Águias do Asfalto. Toda a renda arrecadada com o almoço solidário será utilizada para a compra de uma ambulância, que auxiliará no resgate de vítimas de acidentes na ERS-040.
A principal comemoração do Dia do Cooperativismo mundial, no município, contou também com apresentações de músicos tradicionalistas gaúchos e artistas locais, serviço de vacinação e estandes com serviços e produtos das cooperativas, além da presença de feirantes do município.
Os viamonenses aproveitaram o sábado de sol e prestigiaram o Dia de Cooperar na Praça da Matriz, no Centro de Viamão. De acordo com o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, o Dia C tem a missão de unir as cooperativas e a comunidade, além de promover a solidariedade. “Temos muito a agradecer a cada parceiro, aos músicos e cantores locais, e aos viamonenses que vieram prestigiar o nosso Dia C.
Tivemos um bom número de almoços vendidos e o valor arrecadado será destinado à Associação de Resgate Águias do Asfalto, de Águas Claras, que realiza um excelente trabalho de cuidado com as pessoas”, destacou Jairton Vieira. O vice-presidente Paulo Rocha aproveitou o momento para destacar a carta compromisso do cooperativismo e associativismo e sua importância para Viamão, onde as cooperativas movimentam cerca de R$ 780 milhões, congregam 145.859 cooperados e geram 209 empregos diretos.
As cooperativas de crédito investem R$ 650.000 em 130 projetos sociais anualmente. A carta solicita apoio político para: criar o Conselho Municipal de Cooperativismo e Associativismo; criar o Fundo Municipal de Apoio e Incentivo ao Cooperativismo; criar a Secretaria Municipal de Cooperativismo ou integrá-la a outra secretaria; priorizar a aquisição de produtos e serviços de cooperativas; assegurar tratamento preferencial na contratação de cooperativas; implementar o Dia Municipal do Cooperativismo no calendário de eventos; e incluir o ensino de cooperativismo como matéria extracurricular nas escolas municipais.