No dia 16 de agosto, comerciários, advogados e representantes de entidades compareceram na sede da Intersindical de Viamão para acompanhar a palestra “As Expectativas da Justiça do Trabalho”, que teve como palestrante o desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
A atividade, alusiva aos 36 anos do Sindicomerciários, foi promovida em parceria com a Intersindical de Viamão e o TRT4ª, com o objetivo de aproximar e divulgar as ações da Justiça do Trabalho.
Além do presidente do TRT4ª, estiveram presentes a vice-ouvidora do TRT4ª, desembargadora Maria Madalena Telesca; a juíza titular da Vara do Trabalho de Viamão, Dra. Patrícia Peresutti; o Juiz, Dr. Matheus Moraes, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do RS – Fecosul, Guiomar Vidor, e a representante da OAB Viamão, Dra. Renata Kerkhoff.
A atividade foi coordenada pelo presidente do Sindicomerciários, Paulo Ferreira, que abriu a atividade saudando todos os presentes. “Agradeço a presença de todos nesta atividade que é importante para nossa luta. Já trabalhamos em parceria com o TRT4ª, buscando justiça e proteção dos nossos direitos”, destacou Ferreira.
O desembargador Rossal fez um rápido relatório sobre o desempenho e celeridade da Justiça do Trabalho gaúcha, destacando o papel social da justiça do trabalho e o esforço imprimido por seus magistrados pelo equilíbrio nas relações do trabalho, ainda que o principal papel desta instância especializada do Judiciário seja garantir o cumprimento da lei e fazer valer os direitos estabelecidos.
Rossal também falou da importância de centralizar as ações para soluções trabalhistas no município. “É melhor que as questões de Viamão sejam resolvidas em Viamão. É vocês, que vivem aqui, que podem achar a melhor solução”, disse Rossal, numa referência à importância dos acordos entre as partes para resolução de conflitos.
O presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, que participou do debate, fez breve saudação destacando a importância da Justiça do Trabalho e o compromisso das entidades laborais pela sua valorização e fortalecimento.
“Aproximar o Tribunal da sociedade civil organizada é um passo muito importante para que saibam a importância do papel estratégico que ela desenvolve.
Nós somos defensores históricos da Justiça do Trabalho e do fortalecimento dela. Portanto, parabenizo o Tribunal pela iniciativa de se aproximar da sociedade civil”, declarou Vidor. Assessoria de Imprensa Sindicomerciários Viamão.