Com a forte chuva da última semana, o Lago Tarumã transbordou, bloqueando ruas e impedindo o deslocamento de veículos e pedestres. O sistema de drenagem da engenharia da Prefeitura de Viamão e da empresa que executa a obra não funcionou.
Essa situação já vem sendo alertada e comentada pelo Jornal Opinião desde o início da revitalização do Lago Tarumã. Moradores também já haviam comentado à prefeitura e a membros da empresa que realiza o serviço, de que esse sistema de escoamento da água não era o mais adequado e não seria efetivo.
A prefeitura colocou canos de 0,80m para dar vazão ao grande fluxo de água que vem de diversas regiões da cidade. Os canos foram colocados no local onde possuía um valo que dava vazão, de aproximadamente 3m de largura por 1,40m de altura. Muitos questionaram e comentaram como um cano de 0,80m de diâmetro substituiria a vazão do valo muitas vezes maior? Quem passava pelo local sabia que, mais cedo ou mais tarde, alagamentos iriam acontecer.
Parece que só o prefeito Nilton Magalhães, que é formado em Engenharia, não acreditava que isso aconteceria. Muitas pessoas comentaram ao prefeito Nilton que nas primeiras chuvas fortes o alagamento seria inevitável com esse sistema de drenagem. No dia do alagamento, uma máquina foi vista abrindo um canal para o escoamento da água, onde havia um cano de 0,80m. Para muitos, mais um exemplo, da qualidade que está sendo aplicada na revitalização do Lago Tarumã.
O faz e refaz dos serviços tem sido constante no local. São muitas as coisas que chamam a atenção nessa obra de revitalização, que não tem data para terminar. Afinal, todos os prazos anunciados já se passaram. A obra possui galerias que colocam o esgoto para dentro do Lago Tarumã. A prefeitura esvaziou o lago que estava cheio de esgoto e vegetação para recolocar o mesmo esgoto para dentro?
Talvez, logo em seguida a prefeitura irá esvaziar novamente o Lago para retirar o esgoto. O faz e refaz mais uma vez presente. Atualmente, a prefeitura vem realizando obras dos passeios em parte do entorno do Lago. Passeios estreitos e sem acessibilidade já chamam a atenção de quem passa pelo local.
Até o momento, os passeios não possuem acessibilidade e pelo que estão fazendo até agora, não devem ter mesmo. A dúvida é se terminarão os passeios para depois refazê-los e colocar acessibilidade? Em outra parte do entorno do Lago Tarumã, as pessoas tem que disputar espaço na rua com os veículos, pois não existe passeio para as mesmas caminharem.
Outro exemplo é o enrocamento com pedras que também não durou muito tempo, tendo que ser refeito. Existe projeto da revitalização do Lago Tarumã? De quem é o projeto? Por que o projeto não é apresentado publicamente? Quanto custará a obra de revitalização do Lago Tarumã? Quem paga esse “faz e refaz”?
Existem fiscais dessa revitalização? Onde estão os fiscais dessa revitalização? Onde estão os vereadores e os órgãos competentes na fiscalização dessa obra? A empresa que realiza tal obra é capacitada para tal? A gestão Bonatto/Nilton entregará quando e em que condições o Lago Tarumã?
Essas e outras perguntas estão sem respostas. Para muitos viamonenses, a revitalização do Lago Tarumã é um exemplo de incompetência e falta de planejamento de uma gestão pública. Com a palavra, o ilustríssimo prefeito Nilton Magalhães e sua competente equipe de engenharia.