cdl Viamão

CDL Viamão participa de reunião-almoço na Federasul

Negócios

No dia 6 de abril, a CDL Viamão participou da reunião-almoço da Federação de Entidades Empresariais do RS – Federasul, no evento “Tá na Mesa”, no qual foram tratadas as propostas de concessões e praças de pedágio nas estradas estaduais.

O debate foi conduzido pelo presidente da Federasul, Anderson Cardoso, e teve como painelistas os deputados Tiago Simon e Fábio Ostermann, representantes de entidades e Darcy Zottis, representando o Movimento RS 118 Sem Pedágio.

A CDL Viamão foi representada pelo presidente Milton Pires e pela diretora executiva Carla Curtinaz, que juntamente com outras lideranças municipais acompanharam os debates sobre este tema que irá impactar definitivamente os caminhos do desenvolvimento, ou o atraso dele, em Viamão.

No espaço aberto às perguntas, o presidente Milton Pires questionou os palestrantes: “Como o governo estadual pode, se não cinicamente, afirmar que houve um amplo debate com as comunidades envolvidas e próximas às possíveis praças de pedágio, se nas raras audiências públicas pouco, ou quase nada, foi dado de espaço para a manifestação e preocupações de lideranças contrárias aos projetos?”.

Em resposta, afirmaram que o governo estadual se valeu de artifícios para que as representações contrárias fossem caladas ou ignoradas ao longo do processo de apresentação destes projetos. Dary Zottis, representante do movimento RS 118 Sem Pedágio, apresentou e defendeu os argumentos que demonstram o quão prejudicial seria uma praça de pedágio na ERS 118, por se tratar de uma via com partes urbanas, com tráfego pendular e de integração sócio econômica intermunicipal.

Dary ainda acrescentou que este pedágio nesta via iria prejudicar sobremaneira os municípios mais pobres da região metropolitana de Porto Alegre, como Viamão e Alvorada. O evento também contou com a presença especial do ex-governador e senador Pedro Simon, uma lenda viva da boa política brasileira.