caninhada-otubro-rosa

Caminhada do Outubro Rosa deu colorido às ruas em Viamão

Destaques Política

O presidente da Câmara, vereador Luís Armando Azambuja, estava entre as autoridades presentes na Caminhada do Outubro Rosa, realizada no dia 23 de outubro. O evento foi organizado pela Prefeitura de Viamão e contou com animação e som de músicas alegres e vibrantes, levando centenas de pessoas para as avenidas Américo Vespúcio Cabral e Marcos de Andrade, no Centro de Viamão. Faixas, cartazes e balões coloriram as ruas e chamavam a atenção para o cuidado com a saúde.

Em cima de um trio elétrico, as professoras de ritmo Jeh e Tia Lisi animaram as mulheres durante o percurso. Ao final da caminhada, que terminou em frente à Igreja Matriz, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Laureci Goulart, frisou a importância das mulheres dedicarem um tempo a si mesmas. “Nós, mulheres, cuidamos de todos, mas também precisamos cuidar de nós”, salientou.

  A secretária Adjunta da Saúde, enfermeira Michele Galvão, disse que a palavra do dia é “Alegria”. “Alegria em estar aqui, alegria em poder encontrar todas vocês aqui e com saúde. O ano de 2020 foi muito difícil para todas, mas hoje, conseguimos parar a cidade e lembrar as mulheres para cuidarem da sua saúde, fazendo os exames preventivos. Hoje é dia de colocar os exames em dia. As unidades de saúde estão abertas e recebendo as mulheres sem agendamento para coleta de CP e exame clínico das mamas.

Também é possível solicitar mamografias e ecografias mamárias, se houver necessidade. Reativamos a Unidade Móvel para ir mais longe e cuidar da saúde de todas”, salientou a secretária. A enfermeira Michele também lembrou que todos os anos sobravam mamografia e ecografia mamária, mas que neste ano, no dia 21 de outubro, a cota de Viamão foi batida e a Secretaria de Saúde comprou 1500 exames de ecografia mamária e transvaginal para atender a todas as mulheres. “Se você é mulher e ainda não realizou os seus exames preventivos de rotina, procure uma das 18 Unidades de Saúde mais próxima da sua casa para fazê-lo. O exame é rápido e indolor”, alertou o vereador Armando.