No dia 31 de janeiro, a mobilização contra a instalação de pedágio na ERS-118 foi retomada por lideranças políticas e empresariais de Alvorada, Viamão e Gravataí em reunião realizada pelo Movimento RS-118 Sem Pedágio, em Alvorada, coordenada pelo empresário Darcy Zottis.
O objetivo é barrar o projeto do governador Eduardo Leite de pedagiamento do trecho urbano de 16 quilômetros que abrange os municípios, e que representa um alto custo para a população e para os setores empresariais de cidades que registram os menores índices de PIB per capita do Estado.
“Depois de afirmar que havia desistido da ideia e assinar um documento se comprometendo a não pedagiar a rodovia, para se reeleger governador, Eduardo Leite – mais uma vez- confirma não falar a verdade e seguirá insistindo na ideia”, destaca a deputada estadual Stela Farias, presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS.
Segundo Stela é preciso implantar um novo projeto de desenvolvimento econômico e tecnológico para Alvorada, capaz de gerar trabalho e renda para os cidadãos e colocar a cidade em outro patamar econômico e social, mas sem pedagiamento.
”Precisamos retomar a agenda de mobilizações, para derrotar definitivamente o governo do Estado e salvar Alvorada e a nossa região deste descalabro”, salienta a deputada. “Vamos para as ruas e para as redes, para dialogar com a população e fortalecer a luta” ressaltou Darcy Zottis, coordenador do Movimento RS-118 Sem Pedágio.
Participaram da reunião o empresário Paulo Vinicius da Silva, da Bento Ambientes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alvorada/ACIAL, Maurício Cardoso, a deputada Patrícia Alba, o secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico de POA, Douglas Martello, representando a CDL Viamão, Milton Pires, o presidente do Rotary Alvorada, Márcio Manfroi e a representante do deputado Capitão Martim, Mariana Bandeira.