Semana Adão Pretto é celebrada com homenagem ao padre Arnildo e missa no Assentamento Filhos de Sepé

Semana Adão Pretto é celebrada com homenagem ao padre Arnildo e missa no Assentamento Filhos de Sepé

Destaques

A Semana Adão Pretto foi marcada por celebrações e homenagens à memória do deputado e defensor dos direitos dos trabalhadores rurais. Diversos eventos marcaram a Semana Adão Pretto no Rio Grande do Sul.

Na última sexta-feira, o deputado Adão Pretto Filho prestou uma homenagem ao padre Arnildo Fritzen, com a entrega da medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa, no município de Pontão. O padre e professor no Instituto Educar, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, esteve ao lado do saudoso Adão Pretto em momentos de luta pela terra.

Neste momento emocionante, padre Arnildo recordou daquele período em que famílias de agricultores estavam acampadas, iniciando uma história de lutas que hoje é responsável pela produção de alimentos saudáveis e pelo cuidado com a natureza.

“Hoje, o deputado Adão Pretto segue o legado de seu pai e eu tenho a certeza de que o Adãozinho está construindo um novo capítulo da nossa história de luta. Eu quero dividir essa homenagem com todos os companheiros que já nos deixaram e dizer que a luta não vai parar”, ressaltou Arnildo.

No dia 17 de dezembro, o padre Valdir Formentini celebrou uma missa campal no Assentamento Filhos de Sepé em Viamão, comemorando o aniversário de Adão Pretto, celebrado nesta segunda-feira, dia 18 de dezembro, e também os 25 anos do assentamento no município e os 40 anos do MST.

Neste mesmo domingo, aconteceram homenagens associadas à memória do deputado durante o encontro da família Pretto, em Porto Alegre. “A Semana Adão Pretto é um momento de muita emoção para nós, familiares, amigos e antigos companheiros de luta do meu pai, pois mantém viva a sua memória e o compromisso com a terra.

É um marco de união que nos dá força para seguir em frente, lutando ao lado de todos que são responsáveis por tirar da terra o sustento, a comida que alimenta a cidade e o cuidado com a natureza”, afirmou o deputado Adão Pretto Filho.

Memória | Adão Pretto foi deputado estadual e federal, e faleceu em 2009, durante seu sexto mandato. Honrou a história política do Rio Grande do Sul e do Brasil, ingressando no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985, ano em que foi eleito deputado estadual. Em 1990, foi eleito deputado federal, mantendo-se no cargo, reeleito consecutivamente por cinco legislaturas.