No dia 25 de julho, o deputado Adão Pretto, que é o coordenador da Comissão Representativa de apoio às famílias e municípios afetados pelos ciclones, reunirá os municípios gaúchos afetados pelos fenômenos climáticos e o Governo Federal.
A ideia é viabilizar e organizar a estrutura dos recursos anunciados em Medida Provisória de R$ 280 milhões, pelo presidente Lula, ao Rio Grande do Sul e outros três estados que enfrentaram chuvas, enchentes e ciclones nos últimos meses.
“Fiz a solicitação, junto aos ministérios do Governo Federal, desta reunião com os municípios, como estratégia de ajudar a formatar o acesso aos recursos federais, lembrando que o Governo do Estado não apresentou nenhum recurso próprio para ajudar as famílias gaúchas.
Então, nesta terça-feira, estaremos reunidos de forma virtual com os municípios gaúchos que mais sofreram com os ciclones e ministros”.
O deputado Adão Pretto já propôs, dentro da Assembleia Legislativa, a criação de uma frente parlamentar de trabalho e atenção aos efeitos climáticos no Estado, para que o assunto seja permanente, e não só em situações já ocorridas.
“O enfrentamento precisa ser permanente”, analisa o deputado e coordenador da Comissão Representativa de apoio às famílias e municípios afetados pelos ciclones.