Os viamonenses têm percebido a situação em que se encontram as lixeiras públicas no Centro da cidade. O estado precário vem chamando a atenção das pessoas que transitam ou trabalham na região. A situação vem causando constrangimento pelo aspecto feio que as lixeiras trazem ao Centro da cidade.
Não é novidade para ninguém que uma via pública devidamente limpa aumenta a segurança no deslocamento de pessoas e veículos, estimula o turismo e o comércio local, além de evitar o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como ratos, moscas e baratas. Para muitos, as lixeiras quebradas passam um aspecto de abandono do Centro da cidade.
Moradores e comerciantes pedem um pouco mais de atenção por parte da Prefeitura para esse caso. “O lixo nas ruas provoca mau cheiro e traz uma imagem ruim da cidade para moradores, consumidores e turistas. A Prefeitura precisa se fazer presente.
Essas lixeiras estão a metros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”, comentou um comerciante. “Quando o lixo fica exposto na rua por muito tempo, ele acaba atraindo bichos. Muitas vezes, a chuva acaba levando esse lixo para bueiros ou espalhando-o, causando sujeira e transtornos”, relatou um morador.
O estado precário das lixeiras no Centro da cidade traz um aspecto visual feio, além da questão de saúde pública. Para muitos, a lixeira desempenha o papel de promover a conscientização da importância de manter a cidade limpa.
A Prefeitura vem cobrando a Taxa de Coleta de Lixo dos viamonenses. Pergunta: com a Taxa de Coleta de Lixo, o cidadão verá alguma diferença nessa situação em que se encontram as lixeiras no Centro? Com a palavra, a Prefeitura de Viamão.