Nesta semana, o vereador Roni Bella esteve visitando o Lago Tarumã para verificar a situação da revitalização do local. O vereador chamou a atenção para o fato da revitalização ter previsão inicial de término para setembro de 2022 e hoje não se tem conhecimento do prazo final da obra.
“Muitas pessoas se envolveram e ainda estão envolvidas para que o Lago Tarumã não morra. Hoje, estamos vendo que as mesmas problemáticas continuam no local”, falou o vereador, que ouviu de moradores que as recentes chuvas fizeram com que o esgoto entrasse no Lago.
“Os moradores relataram que, com as fortes chuvas, o esgoto continua entrando, pois o valão ao lado do lago não dá vazão necessária, fazendo com que transborde e a água com esgoto entre no lago.
A prefeitura poderia realizar um serviço de desassoreamento e retirada da vegetação para aumentar a vazão, o que ajudaria a evitar a entrada do esgoto”, disse Roni Bella.
No local, o vereador alertou para o fato dos aguapés continuarem dentro do Lago, pois a prefeitura havia anunciado que seriam retirados do local. “Dá a impressão de que amassaram os aguapés contra a terra.
E agora com a água essa vegetação voltou a crescer e se misturar com o capinzal. Pelo visto, o Lago Tarumã poderá ser tomado novamente pelos aguapés”, alertou Roni Bella. Outro aspecto que chamou a atenção do vereador foi o fato da contenção com pedras ter desmoronado, em alguns pontos, com a água da chuva e o esgoto que entraram no Lago.
“Em pouco tempo já estamos percebendo a qualidade do serviço executado no local. Essa é a limpeza do Lago Tarumã? Pois estamos recebendo relatos de que faz semanas que as máquinas não são vistas no local”, questionou o vereador Roni, que ainda ouviu de pessoas que passavam no local que, algumas vezes, sentem cheiro.
Em consulta ao Portal da Transparência, o vereador verificou que a prefeitura ainda falta pagar menos de R$ 70 mil à empresa responsável pelo serviço de Limpeza e Enrocamento do Lago Tarumã, de um total de mais de R$ 2 milhões.
“Pelo jeito, no papel o serviço contratado está quase pronto, mas não é o que estamos percebendo no local. Os valores são esses mesmos? Alguém poderia esclarecer melhor ao povo essa situação no Lago Tarumã”, finalizou Roni Bella.