Regras para “driblar” a “concorrência” e vender mais
Aqui no meu home office leio de minha biblioteca Guy Kawasaki, o inventor do Marketing de Guerrilha. Resumindo este livro de mais de 200 páginas e mais meus 50 anos de Marketing concluí por 10 regras, “Decálogo”:
01 -Pau na máquina – As empresas perdem muito tempo tentando fazer o produto perfeito. Assim, se estiver bom ou mesmo razoável, não perca mais tempo: lance! Aperfeiçoe pelo caminho.
02 – Mexa se – não se preserva a liderança pelo que o produto é hoje e sim pela capacidade de mantê-lo permanentemente atualizado.
03 – Mude as regras do jogo – Se as atuais regras estão patinando, mude-as. Reinvente seu site, use o telemarketing, utilize as redes sociais, faça Whatsapp e verá o retorno imediato.
04 – Busque nichos ao invés de pedaços – O Market Share (fatia do mercado) sempre é decorrência de um nicho corretamente identificado e primorosamente aproveitado. Na maioria das vezes e por mais incrível que parece, quanto menor, maior.
05 – O importante é com você – Se você é o “cabeça” do seu negócio, tome as decisões mais importante, deixando aos subalternos as pequenas decisões.
06 – Abandone os “planos estratégicos” – aprenda a trabalhar e tirar proveito do que está ao seu redor. Você corre o risco de tropeçar no ouro e não perceber.
07 – Não espere que seus clientes aceitem o que você não aceita – Você esperaria dias pela assistência técnica? Você aguardaria meses por uma peça? Você gosta de filas?
08 – Seja flexível – A cada momento, uma nova atitude. Procure acompanhar o ciclo da vida e da velocidade da sua empresa e de seus produtos.
09 – Um a um, sempre – Independente do tamanho do seu negócio, procure priorizar a comunicação dirigida e personalizada. Use a melhor tecnologia e o tom mais cordial e pessoal possível.
10 – Acredite em você – Não permita que derrubem seus sonhos. Siga o seu coração, por mais caro que essa atitude possa lhe custar. “Vê bem, quem vê pelo coração; o essencial é invisível aos olhos” (Saint-Exupéry).
Ramiro Kersting – Técnico em marketing (UFRGS), empresário e palestrante. Aceito sugestões e dou sugestões sem ônus. ramirokn@gmail.com