Muito se tem falado sobre o Corona vírus na mídia. Há um bombardeio de informações que muitas vezes deixam a população insegura e sem saber qual atitude tomar.
Mas vamos começar entendendo o que é o Corona vírus. Ele é um vírus que causa infecção respiratória e é muito semelhante a gripe comum. O nome Corona, é porque ao ser observado no microscópio, o vírus tem a forma de uma coroa, que traduzido para o espanhol, se diz “corona”. A transmissão do vírus acontece através de gotículas de saliva de uma pessoa contaminada, assim como pela tosse e espirros. Por isso, o recomendado é nunca usar as mãos para conter tosse e espirros, e sim o cotovelo. Vou tentar exemplificar com uma cena comum de nosso dia a dia. Vamos imaginar uma cena hipotética de uma criança que comeu chocolate. A mãozinha dela estará toda suja ao terminar. Mesmo assim, ela pega várias coisas com essa mão e vai deixando marcas. Outras pessoas não vão colocar a mão em cima, porque estão vendo que o local está sujo. Com o vírus é muito semelhante, só que o doente coloca a mão contaminada em superfícies e as pessoas colocam as mãos em cima, por não verem os locais contaminados e a doença vai se propagando dessa forma.
Vale ressaltar que o tempo médio de incubação do vírus é de 5 dias, podendo em alguns casos demorar até 12 dias (tempo em que a pessoa está com o vírus ativo em seu organismo, sem apresentar sintomas). Esse é o pior momento para a transmissão da doença, pois não tem como saber que se está doente, e há a transmissão do vírus. O diagnóstico é realizado através de materiais respiratórios como swab nasal ou escarro. O Laboratório Mércio está apto a realizar a coleta desses materiais que serão encaminhados para análises em laboratórios parceiros, aptos a realizar o exame. Se derem positivos, será necessária a confirmação por testes genéticos, para confirmar a presença do RNA do vírus que dará o diagnóstico conclusivo. Sobre o tratamento, ainda não há algo específico para esse vírus, mas como ele é uma gripe, que sofreu mutação em seu material genético, o recomendado é repouso, hidratação e uso de medicamentos para febre e dor, que irão amenizar os sintomas.
E falando nisso, os principais sintomas apresentados até então, são febre, tosse, dificuldade de respirar e dor no peito. Como prevenção, além do uso do cotovelo para conter tosse e espirros, se recomenda a lavagem de mãos várias vezes por dia. Isso não somente para conter o Corona vírus, mas todas as doenças contagiosas. Importante lembrar que lavar as mãos somente com água, pode hidratar o vírus e facilitar sua disseminação. Recomenda-se o uso sempre da água e sabão, que vão atacar a membrana externa do vírus, que é formada por gorduras, fazendo com que essa se desestruture e o vírus morra. Há uma necessidade urgente de mudança de hábitos da população. Há necessidade das pessoas adquirirem hábitos de higiene como o simples lavar de mãos várias vezes ao dia, e também é de se pensar em abolir hábitos culturais como um aperto de mão. Não querendo parecer pretenciosa, mas pensando em saúde, vamos encarar essa atitude como um ato de prevenção. Ana Paula Spier – Laboratório Mércio.