No dia 04 de fevereiro, o prefeito André Pacheco esteve no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, no Centro de Viamão, no evento que deu início à formação dos novos estagiários do Programa Criança Feliz – Primeira Infância Melhor (PIM) no município. Ao lado do secretário Municipal da Educação, Carlos Bennech, da secretária Municipal da Saúde, de forma interina, Daniela Monteiro, do secretário Municipal da Cidadania e Assistência Social, também interino, Carlos Henrique de Oliveira, e da coordenadora municipal do PIM, Michele Galvão, o prefeito falou sobre a importância das ações conjuntas para o desenvolvimento dos pequenos viamonenses.
Primeira Infância Melhor
O Primeira Infância Melhor é um programa estadual que completou 15 anos em 2018 e trata-se de uma política pública bem-sucedida pioneira no país, que acompanha bebês recém-nascidos até os cinco anos de idade, sobretudo em situação de vulnerabilidade social, seja de forma individual, nas residências dos pequenos, seja nas Unidades Básicas de Saúde.
Criança Feliz PIM
O Programa Criança Feliz – PIM pretende desenvolver a formação do ser humano, integralmente, através do eixo família, comunidade, intersetorialidade e da integralidade no cuidado, que envolve as áreas da saúde, assistência social e educação, por meio da presença, da proximidade, em suma, da visitação domiciliar. Pacheco comentou sobre os programas sociais que estão sendo trabalhados no município. “É a nossa gestão indo até os bebês, futuros cidadãos, e cuidado dos mesmos desde o início das suas vidas. Esse trabalho é feito em nossa cidade desde 2013 e já recebeu pesquisadores da Argentina, do Canadá – interessados em aplicar a metodologia nos respectivos países – da cidade catarinense de Porto Belo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que quiseram conhecer o projeto com mais profundidade”, explicou o prefeito. Além disso, em 2018, junto a outros 13 municípios gaúchos, Viamão foi premiado com o Prêmio Salvador Celia, reconhecimento concedido pelo PIM/RS às cidades que são destaques na atenção à primeira infância e que homenageia o reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. O prefeito comemorou as perspectivas com os resultados dos programas. “O ano está apenas no início de seu segundo mês, mas tenho a convicção de que esse trabalho conjunto trará mais frutos e conquistas para a nossa cidade que, tradicionalmente, é premiada anualmente pelo PIM/RS. Isso se dá pelo empenho de todas as partes envolvidas, bem como é resultado da excelente formação que os estagiários e visitadores recebem na capacitação que se inicia hoje e dura uma semana. Trata-se de uma sistemática que sai da prática para a teoria e logo volta à prática, fazendo a diferença na vida das pessoas de forma rápida e muito eficaz”, finalizou André Pacheco.