Izolda Gonçalves Goulart nasceu em 20 de setembro de 1921 (data que recorda o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos). Filha de Manuel de Oliveira Gonçalves (Tico) e Artelina da Silva Gonçalves, Izolda nasceu e cresceu em Itapuã/Viamão. Casou-se aos 23 anos com Francisco José Goulart (neto de Serapião José Goulart) e foi morar na Fazenda do Remanso, na Boa Vista, em Viamão, onde teve seus 3 filhos (Leda, Cláudio e Cleida). Quando os filhos estavam em idade escolar, estes foram morar em uma chácara no Morro Grande, deixando a Fazenda apenas para criação e plantação que se mantém até hoje.
– Filha Leda Mari Gonçalves Goulart.
– Filho Claudio Gonçalves Goulart casou-se com Sandra de Souza Goulart. Netos Juliano de Souza Goulart (4ª bisneta, Daiane) e Cristiane de Souza Goulart (3º bisneto, João Francisco Goulart da Silva).
– Filha Cleida Goulart de Souza casou-se com Deomir A. de Souza. Neta Milena Goulart de Souza (2º Bisneta, Júlia Goulart Martins) e Neta Anelise Goulart de Souza (1º bisneto, Eduardo Goulart Knapp). Izolda perdeu o marido de 85 anos e a filha mais nova de 48 anos na mesma semana em 2001. Em 2015 perdeu o filho do meio, ficando apenas a filha mais velha, Leda, com quem mora atualmente. A centenária disse porque acha que chegou aos 100 anos. “De certo Deus me ajudou. Eu trabalhei muito, só eu sei o quanto trabalhei. Deus me ajudou. A gente está vivendo sempre. Acho que vou durar mais um pouco, mas não tanto mais. Eu nem sei, parece uma Ilusão. Eu me sinto bem, tenho forças não me entrego. O que eu pude fazer, eu fiz”, explicou Izolda Goulart. “Hoje é dia de festejar muito e com muita energia e animação, afinal, não é todo dia que se completa 100 anos de vida! 100 anos de idade, 100 anos de felicidade! Um século de alegria celebrado em um só dia”, homenagem da filha, dos netos e bisnetos.