Viamão lança novo programa de alfabetização

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A Prefeitura de Viamão lançou oficialmente, em parceria com a Secretaria de Educação do Município, o “Pacto Viamão pela Alfabetização”. O programa envolve 59 escolas da rede de ensino, totalizando 5 mil alunos. Cerca de 25 alunos do 1º ano colocaram suas mãos impressas no certificado de alfabetização e fizeram o juramento “Prometo me dedicar ao máximo para concluir minha alfabetização com empenho e alegria.” O ato simbólico marca o início do processo de aprendizagem da escrita que, após se concretizar, será expresso também pela assinatura de próprio punho de cada um dos pequenos estudantes. O prefeito André Pacheco ressaltou que a iniciativa tem como objetivo a implantação do novo “Sistema de Ensino Estruturado”, com metas a curto, médio e longo prazo. “É uma nova metodologia voltada para a capacitação e avaliação também dos alfabetizadores”, explicou. Ele ressalta que essa será uma ação de “legado” para a comunidade viamonense. “Isso porque, ao aprender a ler e a escrever a criança ganha autonomia, se desenvolve e tem a oportunidade de exercer, de forma mais justa, a sua cidadania. O município de Viamão está engajado e elegeu como prioridade, a educação de sua cidade”, finalizou o prefeito.

Empreendedorismo Social – Segundo Marcia Leal, Diretora do Projeto “Acorde” (uma iniciativa da sociedade civil que tem como parceiro técnico o Instituto Alfa e Beto), foi realizado um diagnóstico profundo, o qual apontou uma grande oportunidade de melhorias nas condições de aprendizagem das crianças do ensino fundamental. “Viamão decidiu mergulhar para mudar profundamente a educação pública. Uma iniciativa que considero revolucionária”, concluiu.

SAIBA MAIS:

Metodologia adotada pelo Pacto Viamão pela Alfabetização:

São considerados aspectos fundamentais para a aprendizagem:

  1. Pedagogia, com uma excelente solução para qualificar a prática de sala de aula;
  2. Gestão, baseada em indicadores. Detalhando, no aspecto pedagógico, ele oferece uma excelente solução, o método fônico, que tem comprovação com base em neurociência, e que inclui capacitação de professores, material pedagógico de primeira e rotinas de planejamento e acompanhamento da prática de sala de aula.

No aspecto de gestão, ele inclui processos permanentes de gerenciamento, que estão baseados fundamentalmente em três indicadores:

  1. Frequência das crianças – cada criança, escola e turma terá um indicador de frequência e essa deve ser uma pauta permanente para o trabalho com as famílias. O indicador de presença da criança será avaliado mensalmente e classificado em uma escala de “Desejável”, “Razoável, com alerta”, “Crítico” e “Super crítico”. A partir daí, serão estruturadas ações de gerenciamento junto às famílias pelos professores e equipe de gestão pedagógica;
  2. Ritmo do Programa – é o segundo indicador-chave do Sistema de Ensino. O cronograma de trabalho em sala é pré-definido e deve ser realizado por cada professor. Cada turma terá mensalmente um indicador de ritmo em todas as atividades previstas, que são várias (em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências);
  3. Desempenho das crianças nos testes – esse será o indicador “ouro”, ou seja, o indicador-fim, que os outros dois apoiam e é decisivo para o planejamento de ações de reforço e recuperação das crianças, que são muito bem diagnosticadas e tratadas pelos protocolos do IAB. Esse indicador normalmente é bimestral, mas será mensal nesse próximo semestre, porque o programa de 1º ano será intensivo (uma possibilidade de formatação que o IAB tem para um resgate, já que estamos começando com a parceria no 2º semestre) e definirá qual o percentual de crianças que está cumprindo os requisitos mínimos em Leitura, Matemática e Ciências. O melhor indicador de impacto será o da Avaliação Nacional de Alfabetização, a ANA, que será realizada no ano que vem com as crianças do 2º ano, que serão as do 1º desse ano e estarão em seu segundo ano do sistema.

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