Na sessão do dia 5 de julho, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o Comando Metropolitano da Brigada Militar – BM, apresentou os dados estatísticos sobre a segurança pública da cidade. A ideia é esclarecer as informações sobre os índices de criminalidade, com base nos levantamentos dos órgãos de segurança do Rio Grande do Sul. De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Eduardo Amorim, é preciso ter conhecimento sobre os variados tipos de delitos existentes e que são combatidos pela BM, sendo necessário considerar estatísticas de todas as práticas criminosas. “Cada região tem sua característica. Há necessidade de esclarecer e apresentar as informações reais para não divulgar inverdades. Além disso, é preciso respeitar o trabalho do brigadiano e tratar os policiais civis e militares como cidadãos de fato, pois são eles que estão na defesa da população. A BM e a Polícia Civil estão unidas e trocam informações para o combate ao crime”, relatou o coronel. “Não podemos dizer que Viamão é o município mais violento com base em uma análise de um tipo de delito apenas, é preciso ampliar o estudo sobre a segurança pública da cidade”, completou Amorim.
O delegado da 1ª Delegacia de Polícia Metropolitana, Carlos Henrique Wendt, falou que Viamão está evoluindo em relação à segurança pública. “Muitas vezes, somente o lado negativo é noticiado. Ainda temos muito a melhorar. É preciso questionar quantos projetos sociais são desenvolvidos pelas prefeituras e pelo Estado. Isso influencia diretamente na violência”, enfatizou o delegado Wendt. O comandante do 18º BPM de Viamão, coronel Pacheco, afirmou que, em 2016, houve 160 homicídios na cidade e, em 2017, foram 124 casos. Portanto, é apresentada uma redução de 22,5% neste tipo de crime. Em 2018, até o presente momento, são 64 homicídios. “Essas informações não vêm à tona. Há muito ainda o que avançar, mas a parceria entre a BM e a Polícia Civil está possibilitando a redução de muitos tipos de delito e isso deve ser considerado”, comparou Pacheco.
A Promotora de Justiça da 2ª Vara Criminal, Márcia Villanova, disse que a violência não é combatida somente com ações de repressão. “Observamos que há muitas ocorrências de tráfico de drogas, receptação e crimes sexuais, aqui em Viamão. É importante que sejam elaboradas políticas públicas para a sociedade como um todo, desde a infância, com o oferecimento de infraestrutura, habitação, locais de lazer e ações para a diminuição de casos de violência doméstica, como exemplo”, relatou a promotora. Várias entidades de Viamão, como OAB, Sindicato Rural, Sindilojas, CDL-Viamão, ACIVI, Maçonaria de Viamão, Lions Club, Consepro e Rotary também estiveram presentes na sessão.
8163 601430Keep up the wonderful piece of function, I read few posts on this internet internet site and I believe that your blog is genuinely interesting and holds bands of wonderful information. 946366
713299 752435Thank you for sharing with us, I believe this web site genuinely stands out : D. 69076
31390 978957Your weblog is one of the greater blogs Ive came across in months. Thank you for your posts and all the very best with your work and blog. Looking forward to reading new entries! 915908