No Brasil, mais da metade das crianças não leem ao final do terceiro ano. Viamão decidiu mudar esta realidade com a implantação do ensino estruturado, com foco total em aprendizagem. Em 2019, 73% dos alunos estão alfabetizados já no primeiro ano do ensino fundamental. Este resultado foi construído, principalmente, a partir dos seguintes contextos:
Planejamento: no ensino estruturado, as aulas foram planejadas para que toda a Rede de Ensino cumprisse o programa de aprendizagem. Além disso, os professores receberam capacitação e acompanhamento na prática de sala de aula.
Controle de Indicadores: o controle bimestral de indicadores de aprendizagem permitiu que medidas de correção e recuperação fossem implantadas ao longo do ano.
Frequência Escolar: para aprender, o aluno precisa estar na escola. Houve uma grande mobilização da comunidade escolar para que os alunos estivessem cada vez mais presentes na escola. Redução do número de faltas em 45%.
Participação da Família: as famílias passaram a se envolver mais na rotina escolar das crianças, colocando a aprendizagem como eixo central da vida das crianças. Para a Secretaria de Educação, estes resultados potencializam a força das escolas públicas como espaço de formação de qualidade.