A Coopernorte Geração deu início à construção da Usina Fotovoltaica Águas Claras II, um novo empreendimento que ampliará a capacidade de geração de energia renovável na região de Viamão. Durante o pico das obras, aproximadamente 30 profissionais, entre instaladores, construtores e eletricistas, estarão envolvidos.
Considerando também a equipe de engenharia e outros profissionais, cerca de 40 pessoas participarão do projeto ao longo de sua execução. A usina ocupará uma área de 2,5 hectares, ao lado da sede da Cooperativa, em Águas Claras, zona rural de Viamão, e contará com uma potência instalada de 2.537 kWp, permitindo a geração de aproximadamente 240.000 kWh por mês, o equivalente para abastecer 1.200 residências (considerando um consumo médio por residência no sul do Brasil).
O projeto prevê a instalação de 4.160 módulos fotovoltaicos, cada um com 610Wp de potência, garantindo alta eficiência na captação da energia solar, totalizando uma potência de geração de 2,53MWp. A usina poderá injetar na rede da Equatorial/CEEE até 2 Megawatts de energia nos períodos de maior incidência de radiação solar, contribuindo significativamente para a matriz energética sustentável do estado.
A Coopernorte Geração já possui experiência no setor, tendo inaugurado sua primeira usina em 2022, que atualmente gera 1,4 MWp de energia, parte da qual é fornecida a uma grande rede de supermercados.
A nova fase do empreendimento já atraiu interesse de empresas para a locação da energia gerada, demonstrando a viabilidade econômica e o potencial de crescimento do setor fotovoltaico na região. O presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, visitou a área da obra, acompanhado do Conselho de Administração da cooperativa.
“Esse novo passo reforça o compromisso da Coopernorte Geração com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento energético, fortalecendo o uso de fontes renováveis e contribuindo para a redução da emissão de carbono”, destacou Jairton.
Impactos – A energia limpa e renovável produzida pela Usina Fotovoltaica Águas Claras II irá evitar anualmente a emissão de 1.360 toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera. Essa quantidade equivale ao CO₂ capturado por aproximadamente 35 mil árvores ao longo de 10 anos. A usina evitará a emissão de carbono equivalente à combustão de 2.570 barris de petróleo por ano, correspondendo a aproximadamente 473 mil litros de gasolina produzidos de forma limpa e renovável anualmente.
Estacionamento – Em abril de 2024, a Coopernorte Geração inaugurou a garagem coberta com painéis fotovoltaicos. São 225 módulos de 560Wp, gerando uma média de 13.766 kWh/mês, o que também contribui para a redução da emissão de CO₂ na atmosfera, e que torna a cooperativa autossuficiente em energia, garantindo o abastecimento das instalações administrativas e operacionais. Além disso, foi instalado o primeiro carregador para veículos elétricos, disponível gratuitamente para cooperados em fase experimental.